Arabesques na dança do ventre
Palavra originária do árabe significando ornamento. No ballet, é uma posição do corpo, apoiado numa só perna que pode estar na vertical ou em demiplié, com a outra perna estendida para trás e em ângulo reto com ela, sendo que os braços estão estendidos em várias posições harmoniosas criando a linha mais longa possível da ponta dos dedos da mão à dos pés. Os ombros devem ser mantidos retos em frente à linha de direção. Os arabesques são geralmente empregados para concluir uma fase de passos, tanto nos movimentos lentos do adagio (combinação de passos feitos para música lenta; série de exercícios efetuados durante a aula com o fito de desenvolver a graça, o equilíbrio e o senso de harmonia e beleza das linhas) como nos movimentos vivos e alegres do allegro (Para todos os movimentos brilhantes e vivos. Todos os passos de elevação. As qualidades mais importantes que se deve ter em mira num allegro são a leveza, a suavidade, o balanço e a vivacidade).
Esse passo veio do balé clássico e foi incorporado à dança do ventre e, assim com giros do balé, foi muito utilizado pelas bailarinas da época de ouro da dança do ventre. O passo parece simples, mas é preciso observar alguns detalhes para que o arabesque saia perfeito:
1) O pé de apoio deve estar firme no chão, e não na meia ponta;
2) A postura tem que ser reta
3) Tomar cuidado para não haver torção do quadril para frente quando levantar a perna.
4) Ó pé da perna que levanta deve estar estendidoHá dois tipos de arabesques: o clássico, que é feito com a perna esticada; e o moderno (ou baladi) com a perna dobrada.
Dentro destes dois tipos de arabesques há variações, como arabesque durante ou depois do giro; arabesque com a perna esticada para frente; arabesque para frente seguido de cambrê, brecar o movimento e fazer o arabesque parada... enfim, o que a criatividade permitir.
Existem 4-5 tipos de arabesque no ballet clássico. São eles:
2) A postura tem que ser reta
3) Tomar cuidado para não haver torção do quadril para frente quando levantar a perna.
4) Ó pé da perna que levanta deve estar estendidoHá dois tipos de arabesques: o clássico, que é feito com a perna esticada; e o moderno (ou baladi) com a perna dobrada.
Dentro destes dois tipos de arabesques há variações, como arabesque durante ou depois do giro; arabesque com a perna esticada para frente; arabesque para frente seguido de cambrê, brecar o movimento e fazer o arabesque parada... enfim, o que a criatividade permitir.
Existem 4-5 tipos de arabesque no ballet clássico. São eles:
Primeiro arabesque: Parte superior do corpo em constante alongamento, estabilizada sobre a perna de base, formando uma só linha vertical; a outra perna estará estendida atrás, formando um ângulo reto com a perna de base. Quadril e ombros em simetria, direcionados para frente, o braço correspondente à perna de base, alongado continuadamente (com suavidade), à frente do corpo, mantendo alinha da mão na altura dos olhos. O braço correspondente à perna em arabesque estará alongado ao lado, ajudando a manter a expansão e continuidade da pose.
Segundo arabesque: Neste arabesque os braços são trocados, posicionando o braço contrário à perna de apoio à frente do corpo. O outro estará posicionado em segunda posição, a cabeça será levemente voltada para o público, olhando por cima do ombro, correspondente ao braço que estiver à frente do corpo.
Terceiro arabesqueNeste arabesque, ambos os braços estarão posicionados à frente do corpo.
Alinha dos dedos do braço corresponde à perna de base (o que estará mais afastado do espectador) estará na mesma linha de altura dos olhos. O braço correspondente à perna em arabesque (o mais próximo do espectador) estará na altura de da linha formada pelos ombros.
Alinha dos dedos do braço corresponde à perna de base (o que estará mais afastado do espectador) estará na mesma linha de altura dos olhos. O braço correspondente à perna em arabesque (o mais próximo do espectador) estará na altura de da linha formada pelos ombros.
Quarto arabesqueNo quarto arabesque, a perna de base será a que estiver mais próxima do espectador, enquanto que a outra estará alongada atrás. O braço correspondente à perna em arabesque estará posicionada na frente do corpo, mantendo a linha dos dedos da mão, na mesma altura da linha dos olhos. O braço correspondente à perna de base, estará posicionada em segunda posição. A cabeça acompanha a linha da mão correspondente ao braço que estiver à frente do corpo.
Quinto arabesqu: Neste arabesque a perna de base estará em demi-plié, sendo a mais próxima do espectador, a outra perna estará posicionada atrás, alongada em arabesque.
Os braços estarão posicionados como no terceiro arabesque, só que o mais alto será o braço correspondente à perna em arabesque e o mais baixo será o braço correspondente à perna de base.
Faridah Mahaila
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